quarta-feira, 25 de julho de 2012

A História de uma árvore em Miraflores

a nossa árvore no dia em que foi derrubada pelo vento, a solução genial dos técnicos da C.M.O. foi cortar pela raiz uma árvore com 40 anos



Trago hoje uma triste história de uma árvore que esmagada repetidamente pela estupidez humana, até hoje sempre se reergueu, mas tem tido uma vida difícil porque de facto há por ai seres humanos que ficam muito atrás de qualquer animal.
Esta árvore foi derrubada pelo vento no inverno passado (noticiado pela Gazeta) por incúria da C.M.Oeiras que não fez as devidas podagens na altura certa, desde essa data que esta árvore se tem tentado reerguer e repetidamente tem sofrido os mais estúpidos ataques lesa natureza, há em Miraflores alguns moradores que não gostam de árvores ou não lhes dão a mínima inportancia, assim um dia em que estava a passear o cão vi uma senhora com idade para ser minha mãe entretidissima a arrancar as novas ramagens da referida árvore...para (pasmem-se) deste modo ter um sitio para se sentar sempre que viesse passear o seu cão... evidentemente alterei-me com esta senhora que ainda por cima teria um curso superior, depois foram os "jardineiros" da empresa contratada pela C.M.O. que pensavam que deviam arrancar os rebentos (situação corrigida com um telefonema para referida empresa) e agora à por ai alguem que volta a carga e voltou a arrancar todos os novos rebentos.
A estupidez humana ás vezes atinge proporções  inimagináveis e assim sendo tenho desde ai andado de olho na referida árvore, ontem depois de as ramagens terem atingido mais de um metro de altura (ver imagem abaixo) ouve outro cromo que se entreteu a arrancar todos os rebentos de modo a que a árvore não volte a crescer, a minha filha que todos os dias via a referida árvore crescer e já lhe chamava a "minha árvore" ficou destroçada com esta questão e decidi fazer mais alguma coisa que chatear os jardineiros camarários e fui lá deixar uma mensagem a quem de direito (que será melhorada brevemente com uma pintura duradoura)
 É deveras incrível como há pessoas que ainda não se aperceberam que o património vegetal da localidade é algo que vale mais do que ouro e é o que nos dá de momento uma qualidade de vida acima da média em toda a Lisboa, que não se apercebem que são as árvores que lhes dão o oxigénio que respiram.., para mim essa gentalha era fazer-lhes o mesmo e arrancar-lhes os bracinhos e as perninhas para ver se gostavam, desculpem o meu discurso radical quanto a este assunto mas é a minha opinião pessoal, tudo farei para defender o património vegetal da localidade e da Freguesia, e que os deuses não me ponham no caminho um destes anormais destruidores de árvores de modo a eu não perder a cabeça... deixo vos com o registo fotográfico uma vez que até me faltam as palavras
















4 comentários:

  1. Isso foi a mando de algum anormal que não queria poeira em cima do carrinho.
    Uma cambada de anormais que anda para aí, a começar no Isaltino a quem os velhos dão protecção porque " ele rouba mas faz". Resta saber o que faz ele para bem do ambiente do concelho e mais especificamente para Algés e Miraflores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. até agora... aparentemente... apenas tem se dedicado a destruir o patrimonio vegetal da Freguesia, o trabalho feito pela empresa que a CMO entregou a manutenção tem feito um trabalho vergonhoso, apenas e dedicando tentar manter o que existe e mal. em Miraflores é so passear um pouco para ver que há muita coisa a morrer por falta de agua (facto estranho porque supostamente quase todos os jardins estão cobertos por redes de rega...não muito estranho se mencionarmos o facto que à anos não são alvo da minima manutenção)

      Eliminar
    2. A empresa a que a cmo entregou a manutenção dos jardins de miraflores consiste num grupo de indivíduos de diversas etnias e que fala muito mal português, que é transportado numa carrinha velha de caixa aberta e que não tem qualquer preparação técnica ou científica para desempenhar a profissão de jardineiro. A acrescer, não existe supervisão adequada no terreno, a não ser visitas esporádicas de um responsável da área de ambiente da cmo. O ponto a que chegaram alguns jardins devido à negligência dos envolvidos (cmo e empresa), é simplesmente deplorável. Desde a falta de rega até podas absurdas, cortando tudo a uma altura próxima do solo, parece não haver fim para tanta estupidez e má-fé. Como bem sabemos, vivemos num concelho e num país onde impera a corrupção e a cultura de "esquemas", como tal resta-me ser positivo e aguardar que futuros dirigentes camarários tenham a dignidade de repôr o bom funcionamento dos nossos jardins. O meu cão também agradece...

      Eliminar
  2. Rui,

    Relativamente ao comentário que já fiz como anónimo, gostaria de apelar ao corrupto do presidente de câmara que mora a 50 metros do local onde ocorreu esta barbárie de uma árvore saudável, apenas por estar próxima do parque de estacionamento, vossa excelência poderia limitar-se a fazer corrupção, a ludibriar o sistema judicial de um país e deixar as árvores em paz?

    Profundamente agradecido...

    ResponderEliminar