quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Freguesia de Algés em 1848

Trago-vos hoje um mapa da faixa ribeirinha do Tejo entre Algés e a Cruz Quebrada do ano de 1848, publicado no livro "O Veraneio da Família Anjos" ed C.M.O. , onde a área de Algés/Miraflores é apresentada com grande rigor, assim sendo decidimos dissecar o referido mapa, aumentar a área de interesse para a Freguesia e legendar para que todos possam facilmente identificar os locais existentes em Algés no Séc. XIX. 






1 - Quinta da Carapuça
2 - Alto de Algés (local original da antiga vila de Algés) 
3 - Quinta de Faustino de Gusmão (Quinta de Santo António) 
4 - Palácio do Marquês de Belém ou casa do Conde de Vimioso
5 - Rua Afonso Palla em Algés (a maioria dos edifícios ainda existem hoje em dia) 
6 - Quinta do Duque de Cadaval (o Palácio é hoje o instituto de altos estudos militares) 
7 - Palácio e Convento de São José de Ribamar (o Palácio é hoje edifício camarário e é onde esta localizada a biblioteca Municipal o convento foi entregue e especuladores imobiliários e está fechado e a deteriorar-se de dia para dia devido a crise financeira o projecto não tem financiamento apesar de estar aprovado) 
8 - Antiga estrada da Carapuça que ocupava o traçado da actual Av. dos Combatentes da Grande Guerra) 




Queria aqui incluir também este mapa de 1904 que mostra a evolução da Freguesia de notar que a Quinta de Santo António já tem uma toponímia diferente apresentando um simples nome sem a classificação de "quinta" penso que este facto se deve a que a quinta por esta data terá sido vendida ao Sr Garcia ? (o nome no mapa não é muito visível mas depois de apurada análise cheguei á conclusão que quase de certeza será Garcia...partilho abaixo um negativo do mapa para melhor visualização do nome---aceito opiniões) e este terá deixado de exercer a actividade rural passando a quinta a ser apenas um lugar de habitação, lazer e pouco mais










Sem comentários:

Enviar um comentário